O Primeiro dia do minicurso "Hortas urbanas para mulheres" realizado com sucesso.
Como foi o primeiro dia de minicurso
Hoje, 19 de dezembro de 2024 ocorreu o primeiro dia do minicurso do projeto "Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o campo". Esse é o primeiro de uma série de minicursos a serem oferecidos pelo projeto.
O minicurso, realizado na Fazenda Água Limpa - UnB, possui duração de dois dias e atendeu cerca de 36 mulheres no dia 19 de dezembro, ainda oferecerá o segundo dia de aula no dia 20 de dezembro.
No primeiro dia de minicurso, as participantes foram recebidas pelos membros da equipe do projeto onde receberam um kit lanche.
Logo após o lanche, as participantes acomodaram seus pertences em uma sala de aula e receberam um breve apresentação sobre o Instituto Movimento e a Secretaria da Mulher, promotores deste projeto e em seguida seguiram para uma área externa reservada para o minicurso.
Fala da Subsecretária da Secretaria da Mulher
O projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo” tem como objetivo capacitar mulheres de áreas rurais do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE), promovendo a adoção de práticas agrícolas sustentáveis.
A iniciativa, é uma parceria do Instituto Movimento Brasil com a Secretaria da Mulher do Distrito Federal e apoio do Grupo de Estudos em Horticultura (GEHORTI) da Faculdade de Agronomia e Veterinária da Universidade de Brasília – FAV-UnB, que visa fortalecer o protagonismo feminino no setor agropecuário, ao oferecer capacitação técnica e prática por meio de minicursos, visitas técnicas.
Capacitação e Empoderamento
A formação das participantes do projeto inclui cursos de técnicas agrícolas sustentáveis, com foco na diversificação de cultivos e na comercialização de produtos agropecuários. O objetivo é não só desenvolver habilidades técnicas, mas também fomentar a inclusão socioeconômica e a valorização do trabalho feminino no campo.
O primeiro minicurso, intitulado “Hortas Urbanas para Mulheres”, ocorre nos dias 19 e 20 dezembro de 2024, das 08h00 às 12h00 e atenderá 30 mulheres na Fazenda Água Limpa, da Universidade de Brasília (UnB).
O curso aborda desde o planejamento até a colheita de hortas urbanas, incentivando a produção local, o consumo consciente e o empreendedorismo sustentável.
As participantes aprenderão sobre o manejo de solo, adubação orgânica, irrigação e cuidados diários com a horta, com foco em práticas ecológicas e sustentáveis.
Sobre o palestrante do minicurso “Hortas Urbanas para Mulheres”,
O professor Dr. José Franklin Oliveira é Graduado em Zootecnia pela Faculdade da Terra de Brasília (2006). Mestrado em Zootecnia pelo Instituto Federal Goiano - Campus Rio Verde - Goiás (2018). Doutor em Produção Animal, pela Universidade Federal de Goiás. Graduando em Direito pelo Centro Universitário de Brasília - Uniceub. Tem experiência na área de Zootecnia, com ênfase em Zootecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Caprinocultura, Bovinocultura, Ovinocultura, Forragicultura e Integração Lavoura e Pecuária, apicultura e possui experiência em agricultura com foco em Hortas urbanas e verticais. Atualmente é professor na Universidade Católica de Brasília - UCB.
Sobre a Secretaria da Mulher do Distrito Federal
A Secretaria da Mulher do Distrito Federal trabalha para promover a igualdade de gênero e a inclusão das mulheres em diversos setores da sociedade. Com ações focadas na capacitação, apoio e valorização das mulheres, a Secretaria fortalece iniciativas como o projeto “Agropecuária Sustentável: Mulheres Transformando o Campo”, visando o empoderamento feminino e o desenvolvimento sustentável das áreas rurais.