O Projeto Mulher Empreendedora tem como objetivo capacitar mulheres em regiões administrativas do Distrito Federal, ampliando as oportunidades no mercado de trabalho e gerando emprego e renda.
Até o momento, 200 mulheres já foram beneficiadas ao longo dos 12 meses de projeto.
Atualmente, 52% da população brasileira é formada por mulheres que, em geral, estudam mais, mas enfrentam menos oportunidades no mercado de trabalho e não progridem nas carreiras como os homens. Em tempos de crise, são as primeiras a serem demitidas e as últimas a serem recontratadas, além de receberem salários mais baixos. Elas enfrentam diariamente machismo, assédios morais e sexuais. Nas cidades mais vulneráveis, essa situação se agrava ainda mais devido à falta de capacitação e profissionalização dessas mulheres, que, na maioria das vezes, são as provedoras do lar.
Estamos convencidos de que a capacitação tem o poder de fortalecer essas mulheres, permitindo que elas obtenham um emprego, gerem renda e cuidem de suas famílias. O investimento em capacitação e o fomento aos negócios são, neste momento, caminhos essenciais para a independência feminina.
Estamos capacitando 200 mulheres em cursos de manicure, cabeleireira, extensão de cílios e massoterapia, promovendo o desenvolvimento profissional e fortalecendo a autoestima delas.
Aqui está o depoimento de nossa aluna Brenda Rodrigues, que está fazendo o curso de Extensão de Cílios e vê essa oportunidade como um passo importante em sua vida profissional:
"Está sendo uma oportunidade maravilhosa na minha vida, pois sou mãe solo e estava sem profissão. Esse curso está me abrindo portas; já estou até atendendo algumas pessoas, o que me permite dar uma vida melhor para o meu filho."
Já nossa aluna Beatriz, que está no curso de manicure, compartilha como essa experiência está transformando sua vida:
"Está sendo uma oportunidade única, porque nunca tive condição financeira de pagar por um curso, e o projeto está me permitindo mudar de vida. Estou muito feliz."