NOSSOS PROJETOS

O Instituto Movimento desenvolve e implementa programas e projetos que atuam na área social, cultural, econômico, Agrícola, e ambiental. Trabalhamos em rede, articulando e mobilizando recursos enquanto conectamos parcerias locais, globais e intersetoriais.

Projeto Economia Prateada certifica 150 Idosos que concluíram curso gratuito



Curso teve 160 horas/aula de duração e abordou assuntos que ajudam o idoso na vida profissional.


    Nessa última sexta-feira (28), a Associação Comercial do Distrito Federal foi palco do Encontro Regional de Inovação e Empregabilidade do Idoso. No evento, foram mostrados os resultados do projeto Economia Prateada que teve duração de um ano. 


    Foram certificados 130 idosos que concluíram o curso on-line e gratuito "O Grande Mercado do Século XXI”, etapa importante do projeto Economia Prateada. A formação teve 160 horas/aula de duração e contou com aulas de professores da Universidade do Envelhecer (UniSer/UnB). As disciplinas que foram abordadas no curso foram:


  • As Repercussões do Envelhecimento no Mundo do Trabalho;
  • Especificidades no Atendimento ao Idoso no Comércio;
  • Redes Sociais – Instagram, Facebook, TikTok e Youtube;
  • Técnicas de Vendas;
  • Desenvolvimento de Competências para o Marketing;
  • Pacote Office – (Excel);
  • Pacote office – (Power point e Canva)
  • Sprint de Metodologias


    Segundo a criadora e coordenadora da UniSer/UnB Margo Karnikowski, os responsáveis para o sucesso do projeto foram os idosos que se empenharam em concluir o curso. “Eu quero dizer que esse projeto não foi um projeto fácil de desenvolver. Ele exigiu muito esforço da equipe inteira e acreditem, a equipe inteira se esforçou para que vocês hoje estivessem aqui. Fizemos uma proposta ousada porque nós nos comprometemos a certificar 150 pessoas e isso não é fácil de fazer. Sabe porque a gente conseguiu? Por causa de vocês alunos.”


    No evento também foram apresentados os resultados do projeto Economia Prateada. O professor Doutor Leonardo Pereira apresentou dados de pesquisas relacionadas a idosos e mercado de trabalho. “Dentro de habilidades que são necessárias para estar dentro do mercado de hoje, o idoso se destaca principalmente pela ética e a comunicação. Eu sei que eticamente essa pessoa mais velha não vai me dar trabalho, ela vai se comunicar muito bem e essas são habilidades que o mercado de trabalho precisa muito.”


    Outra etapa importante do evento foi a apresentação de estudos de caso feitos na segunda fase do Economia Prateada. Esse estudo interno dos negócios conteve plano de marketing, análise de pontos fortes e fracos e potencial para levar o negócio a frente. Simone Dourado tem 60 anos e é idealizadora do “Tempo de Lavanda”, um dos projetos selecionados para receber o estudo de caso deu o seu depoimento:”Sonhar e ter propósito de vida vale muito a pena. Eu sonhei com o Tempo de Lavanda há cinco anos atrás e eu nunca teria coragem de levar a frente, com esse super estudo de caso que recebi do Economia Prateada tudo fica mais fácil agora”


    O Presidente da Associação Comercial Fernando Brites falou sobre a importância de apoiar esse projeto “Para nós que participamos de uma solenidade como essa é uma grande alegria. Ser jovem não é ter pouca idade, ser jovem é ter mentalidade de jovem. Nós conhecemos pessoas que estão com mais de 90 e estão lúcidos e perfeitos por que, porque não se entregaram. Vocês que estão aqui são vitoriosos, porque muitos que vocês conhecem pararam pelo caminho ou desistiram.”


    O Projeto Economia Prateada é  parceria do Instituto Movimento com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, por meio de emenda parlamentar da deputada Jaqueline Silva.


O Subsecretário de Fomento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda Nicodemes Lopes parabenizou os idosos que concluíram o curso e foram certificados “Eu gostaria de parabenizar todos os participantes por ter concluído com êxito essa jornada de aprendizado. Vocês são provas vivas que nunca é tarde para aprender e se reinventar”


    Para a assessora da deputada Jaqueline Silva, Janaina Rodrigues, projetos como o Economia Prateada são muito importantes para a sociedade.  “Uma das pautas que a deputada levanta no mandato dela é a pessoa idosa. A gente tem discutido muito no gabinete com a deputada, projetos de leis voltados para pessoas 60+. Podem contar com o nosso gabinete para novos projetos”


    A representante do Instituto Movimento Luana Souza falou para os idosos certificados da importância deles na vida dos mais jovens “Vocês são um baú de tesouro para nós, mais jovens. Encontramos em vocês resiliência, força de vontade, coragem. É com vocês, idosos, que nós mais jovens aprendemos como é a vida e como saber viver”


Instagram do Economia Prateada


@economiaprateadadf


Contato com a imprensa


Diogo Alves


(61) 98452-6507


diogoalves.jor@gmail.com







Pages